março 04, 2021

Cor de Pele a Lápis de Cor

O mais interessante do lápis de cor é que tu consegues desenhar qualquer coisa com ele. Entretanto, obter uma aparência natural de um tom de pele é totalmente essencial e ao mesmo tempo complicado num retrato. Para teu contentamento existem algumas maneiras de aperfeiçoar o desenho a lápis de cor. E este artigo apresenta uma ótima maneira de aperfeiçoar a criação realistica da cor de pele.

Produzir a cor de pele realística

Absorvendo esta informação, podes ter uma outra noção para quando aplicares o teu conhecimento ao desenho.



Escolher a cor para o tom de pele
É claro que o tom de pele vai depender do retrato que pretendes fazer. Logo de início define se o tom de pele será claro, meio termo ou escuro. Algumas pessoas têm o tom mais rosa, enquanto outras podem ter uma tonalidade dourada. Com estes detalhes será bem mais fácil atribuir o tom correto.

Criar tons de cor de pele com diferentes cores
É interessante não te limitares a cores como castanho, bege, rosa e dourado. Se já têns experiência em camadas e mistura de cores, ou mesmo que não tenhas, tenta incluir alguns tons não convencionais, como azuis, roxos e verdes. Ficarás surpreendido com a forma como estes dão à pele uma profundidade extra.

Adiciona o tom de pele
As «regras» serão sempre as mesmas: Utiliza cores mais leves inicialmente,  usa  uma cor mais escura para as sombras e por fim uma cor intermédia para finalizar o desenho.

*Dica: Pinta com movimentos levemente circulares se quiseres evitar listras e linhas sobre o desenho.

1| Base para o destaque

Cria uma base a partir da cor escolhida para o destaque, colorindo toda a superfície da pele, exceto pela parte mais clara, onde a luz atinge o corpo.

2| Cor de tom intermédio
Preenche a zona intermédia com uma cor nem escura, nem clara, saturando o tom de pele.


3| Adicionar sombras
Usa de uma cor escura para criar a sombra, aprofunda mais as zonas mais escuras. De seguida, utiliza uma cor intermédia (preferencialmente a usada na etapa anterior) para mesclar a tonalidade escura com a tonalidade intermédia.

4| Finalizar o destaque
Usa outra cor para o destaque, iluminando as bordas da área onde a luz incide sobre o corpo.

5| Finalizar o tom de pele
Adiciona cores de destaque e cores intermédias sobre o que  já colocaste no tom de pele do teu desenho, tenta aumentar a pressão sobre a ponta do lápis e mistura tudo.

Tudo acaba por resultar de uma grande mistura de cores. A criação de cores resulta da mistura de tonalidades, tens assim um vasto leque de cores disponíveis para utilizares nos teus desenhos. Quanto mais forte a tonalidade final ficar, mais realística ela parecerá.

(+ info)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.