janeiro 13, 2016

Maria Sofia Meirelles | E se não houvesse Luz?? | Prémio Medeiros Cabral










Maria Sofia Meirelles, E se não houvesse Luz?? ,Técnica Mista, Instalação,1m3

«A instalação artística busca, num espaço tridimensional, traduzir as formas de abordar a luz pelos diferentes saberes humanos, sejam eles religiosos, científicos ou humanísticos. Por meio de uma experiência sensorial o espetador é convidado a colocar-se ao nível destes conhecimentos e assumir-se como observador dos mesmos. Uma esfera é um objeto geométrico difícil de agarrar, como toda a forma verdadeira de conhecimento...»

O trabalho irá ficar montado no centro da sala. Lá estará uma escada, de três degraus, para as pessoas subirem e à sua frente estarão sete esferas suspensas em diferentes alturas, tendo o nível do olhar como referência e formando um semi-círculo em torno do espetador. A esferas estarão a uma distância de cerca de 10 cm umas das outras.
Síntese: A instalação artística busca, num espaço tridimensional, traduzir as formas de abordar a luz pelos diferentes saberes humanos, sejam eles religiosos, científicos ou humanísticos.  Por meio de uma experiência sensorial o espetador é convidado a colocar-se ao nível destes conhecimentos e assumir-se como observador dos mesmos. Uma esfera é um objeto geométrico difícil de agarrar, como toda a forma verdadeira de conhecimento.
São sete esferas, pois o número sete representa a consciência e também a ansiedade pelo desconhecido. Cada esfera simboliza um dos campos do conhecimento, nomeadamente, religião, geografia, filosofia, astronomia, física, biologia e psicanálise.
Para melhor observação das esferas é necessário subir três degraus, sendo três o número que representa a perfeição e a harmonia, que sem luz não existiria. Os degraus estão pintados de branco de modo a haver uma ligação com o meio envolvente e representam a ideia de esforço para alcançar o conhecimento, seja ele qual for, e o facto de qualquer conhecimento ser feito por etapas, ou seja, degrau a degrau. No corrimão também está escrita a palavra equilibre-se, pois este é necessário para lidar com as diferentes formas de conhecimento.
Por fim, há uma seta colada nos degraus, com a inscrição tropece aqui, que representa o risco inerente ao confronto com um dado conhecimento. É impossível aceder a ele sem abdicar da hipótese de tropeçar e, eventualmente, cair.
Simbologia das esferas: (da cima para baixo)
Esfera nº 1: Representa o campo da religião e o surgimento da luz;
Esfera nº 2: Se não houvesse luz o Mundo seria uma bola de gelo polar, liga-se ao campo da Geografia;
Esfera nº 3: Na filosofia existem sempre duas formas de ver as situações, dai os dois campos contrastantes.
Esfera nº 4: Esta esfera relaciona-se com a Astronomia, pois estão representados os planetas do sistema solar, com exceção do Sol.
Esfera nº 5: Um dos campos de estudo da Física é o vácuo, sem a existência da luz não existiria nada.
Esfera nº 6: Sem luz não existia a vida na Terra tal como a conhecemos, esta esfera liga-se ao campo da Biologia que estuda os seres vivos e o meio ambiente onde vivem.
Esfera nº 7: A Psicanálise é o estudo do sub-consciente e dos sonhos.

Portefólio: https://www.behance.net/MariaSofiaMeirelles 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.