dezembro 12, 2016

"Alzheimer" - 5ª Edição do Prémio Medeiros Cabral | Bernardo Silva 11ºG

"Alzheimer"

Na 5º edição do Medeiros Cabral foi nos dado a desenvolver o tema "A Vida Quotidiana e a Comunicação Global" e esse âmbito desenvolvi «Alzheimer» que consiste em realçar o apego à vida virtual e o completo descrédito e abandono, inconsciente, da vida real enriquecida pelo uso indiferenciado dos cinco sentidos e pela criação de memórias e momentos pessoais. 
Olhando ao redor, parece a atual geração completamente desligada do mundo sensorial e com desprendimento pela interação com outrem. A escolha desta temática centra-se na exata falta de consciência e interesse pela interação com o meio envolvente e a adoração e dedicação direcionadas para a criação da vida virtual perfeita. Como forma de retratar a vida na Web usa-se (tipificando) a título de exemplo o Facebook, sendo esta a rede social com mais sucesso nos dias de hoje. Parte-se da simulação do processo de login realizada na página da rede social, como início. Após a representação de uma tentativa de log in falhada, a atenção é atraída para a palavra passe da conta, evidenciando-se um erro dos dados. Indica-se que a única maneira de recuperar a palavra passe é feita pela procura da mesma no velho caixote. O caixote, por si, representa a vida sensorial e a criação de momentos e, efetivamente memórias ricas pela interação física e emotiva e pela partilha de instantes breves e duradouros com os outros. A caixa encontra-se selada, para que a tentativa de aceder às redes sociais seja terminada. Ela emana diversos sons, oriundos do âmago ou das memórias de cada um de nós. 
Em suma, reflete-se sobre uso das redes sociais que influenciam e potenciam uma mudança de modelo existencial. Faz-se o apelo ao mundo real, de forma e fornecer o retorno da consciência da existência daquilo que verdadeiramente tem valor.

«alzheimer» 

Instalação: 
Altura: 64,5cm 
Largura: 45cm 
Profundidade 26cm 
a) A instalação dista um(1) metro da parede.
b) Rádio* no interior da instalação ligado à correte elétrica.
*O rádio está continuadamente a emitir som.




Trabalho Realizado por: Bernardo Aguiar Silva 11ºG 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.