dezembro 21, 2016

RuActiva | DIA das MONTRAS (8 de dezembro)

O Ateliê d’artes | ESAQ é composto por alunos da Escola secundária Antero de Quental oriundos de diferentes áreas de estudo e níveis de ensino (sendo maioritariamente de Artes Visuais). Pretende o grupo (que se aciona, semanalmente, em regime de frequência livre e extracurricular) "ESTAR no museu" para nele procurar e nele descobrir os aspetos estéticos, científicos e identitários que emana. É no propósito de conhecer - tecendo relações - que se desvendam algumas problemáticas que envolvem o objeto de natureza artística. Assim, almeja-se uma ação que desconstrói e constrói um saber mais consistente porque orienta e investe na autonomia crítica e criativa dos envolvidos dotando-os de capacidade interventiva. É, neste caso, através do desenho que se sintetizam os «olhares» e que em ambiente de merchandising se propõem objetos que mostrem essa dedicação cultural e o envolvimento comunitário.
A proposta RuActiva pretende reconstruir a cidade, através de ações capazes de restabelecer a dinâmica social e revitalizar a economia local.

Estimular e implementar ideias empreendedoras, projetos culturais e intervenções artísticas, em contacto direto com o público, são o  principal objetivo desta iniciativa. Para tal, propõe-se desenvolver, junto da comunidade, uma ação dedicada à requalificação dos centros urbanos, através da (re)ocupação temporária de espaços atualmente inativos – os pisos térreos e suas montras.
Participar na Ruactiva  permitiu que o ateliê levasse o Museu e a Escola para o exterior ligando-os em prol de uma vivência estética consequente, capaz de conferir vida ao centro da cidade e capaz de promover e de propor...  uma aparência saudável e prometedora, mantendo e desenvolvendo a auto-estima, associada a uma coesão comunitária.
Fotografias aqui.

1 comentário :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.