maio 27, 2024

« Tenho a minha cabeça numa caixa » | Inês Paulos | 11°I


« Tenho a minha cabeça numa caixa»

    

    Este foi um projeto performativo coordenado por Claudio Hochman, onde, através da leitura da obra O livro do ano  de Afonso Cruz, interpretamos as diferentes estações do ano, ilustrando-as através de recortes de cartolinas pretas e brancas que foram colados sobre cada uma das quatro faces de uma caixa. 


    
    Para ilustrar o Verão comecei por pintar uma das faces do caixote de preto a fim de fazer referência ao tempo quente. Utlizando cartolina branca, concebi uma composição onde fundo alguns motivos que, na minha perspeiva são alusivos ao verão, tais como: um gelado;um sol; uma estrada; uma onda do mar.

    
    No que concerne o outono, comecei por divir diagonalmente a superfície da face consecutiva do verão, sendo que a metade de cima está pintada de preto e a outra de branco.  A porção superior representa a «partida» do verão e do tempo mais quente. Já a branca, alude à «chegada» do inverno e, naturalmente do tempo mais frio. Para o desenho em si, utilizei como referência um excerto do livro acima mencionado: « Debaixo do guarda-chuva é menos Novembro». Assim, optei por representar um guarda-chuva e um sol que surge debaixo do mesmo.




Para o inverno, pintei a totalidade da face da caixa de branco, para representar o tempo frio. À semelhança do verão, fiz também uma composição com elementos que, para mim, caracterizam esta estação, tais como: o fogo de uma lareira e um cachecol. Combinei estes motivos pondo a lenha e a chama por cima do cachecol. 




Por fim, para a primavera, pintei novamente uma diagonal mas desta vez orientada de maneira oposta à do outono, sendo que a metade superior é, desta vez, preta ( simbolizando a chegada do tempo quente) e a inferior é branca ( aludindo à partida do inverno). Na ilustração, representei o contorno lateral do corpo de uma mulher grávida , uma vez que, esta estação do ano simboliza a fertilidade e o desabrochar da Natureza que é representado também pela flor.






Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.