outubro 01, 2025

Trabalho sobre a exposição no centro municipal de cultura / Laura Viveiros / 12ºF

 

A exposição "Gestos de Abundância" faz parte da primeira edição da Walk&Talk - Bienal de Artes e está exposto no Centro Municipal de Cultura, em Ponta Delgada.

Os vários trabalhos expostos, dos artistas como Alexa Kumiko Hatanaka, Nadia Belerique, César Schofield Cardoso e João Pedro Vale, procuram interrogar a noção das ilhas como um espaço em que faltam muitas coisas e pretendem levar a uma redescoberta do território dos Açores (e o mundo em geral) a partir de uma nova visão, invertendo a perspetiva de “falta” para um olhar de abundância.

Os artistas quiseram passar a ideia de uma abundância de cooperação entre muitos elementos de um território, que reflete uma riqueza cultural, ecológica e geológica. Essa cooperação criou, também, abundantes relações profundas entre pessoas, conhecimentos e territórios, o que origina uma relação entre todos estes elementos.

Assim as obras procuram refletir ações e aspetos que unem o território e as pessoas desse território, no caso os Açores, em vez de significarem isolamentos. Isso ajuda a alterar a nossa mentalidade em relação ao sentido de união entre as comunidades nas ilhas, focando no que existe e não no que falta.

Uma imagem com interior, mesa, parede, mobília

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos. Uma imagem com mapa, arte, quadro, Mundo

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

Uma imagem com coleção, interior, estante, Expositor

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

Uma imagem com texto, livro, papel, Publicação

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

Uma imagem com texto, carta, papel, livro

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

 

 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.