novembro 10, 2025

Natureza Morta identitária | Matilde Correia 12F -

 O artista escolhido para a elaboração do meu trabalho foi o Vincent Van Gogh. Era um pintor pós-impressionista Holandês muito conhecido pelas suas obras caracterizadas com cores vibrantes, pinceladas movimentadas e agitadas que contribuíram para o surgimento do expressionismo. A principal razão para o ter escolhido foi pelo facto de eu ter grande admiração pelas obras e pinturas que se note intensidade e expressividade de sentimentos do artista e também pelos materiais que ele utilizou, tintas a óleo, espátulas, etc. o que origina textura e muito movimento.

 O material que escolhi para o trabalho foi o pastel de óleo, apesar de não ser igual consigo expressar-me nos meus desenhos com mais facilidade, criar movimento, intensidade, muitas cores e texturas, por esse motivo gosto muito de trabalhar com pastel de óleo.


Os objetos escolhidos para me representar na natureza identitária foram:
  • Um boneco de Harry Potter (porque adoro a saga Harry Potter e acompanho-a desde a minha infância)
  • Água Benta de Santo Cristo (representa a minha religião e também uma festividade tradicional da ilha de São Miguel, "Santo Cristo", em que se celebra a fé com procissão religiosa em honra de Jesus Cristo)
  • Mãos (Porque simboliza a minha primeira língua, a Língua Gestual Portuguesa)
  • Caixa de pastel de óleo (poque é o meu material artístico favorito e com ele consigo expressar-me nos meus desenhos com mais facilidade)
  • Livro "O Desaparecimento Perfeito" (demonstra o meu interesse por mistério)

Realizei apenas dois estudos de composição, começando por desenhar os objetos individualmente e depois explorar novas formas de composição:

1ª Composição 
ghfghfghfghgf                              ghjghjghj                                    jfgjfg



                                    
                            
1ª Composição




                                       





2ª composição



Acabei por escolher a 2ª composição por achar melhor interligação entre os objetos.

Durante o processo estive a tentar desenvolver e a compreender melhor a técnica de Van Gogh.



Este é o trabalho final, acredito que consegui aproximar-me ao estilo de pincelada e técnica de Van Gogh devido a pinceladas de várias cores, sensação de movimento e texturas.




Atribuí o título “Uma alma simbólica sob uma noite estrelada” porque considerei um bom título que já fala pelo trabalho.

Os objetos, além de serem parte de mim e com muitos significados também podem se relacionar com Van Gogh:

  • O livro: O artista tinha uma forte relação com a escrita e a reflexão e representa o lado intelectual e introspectivo do mesmo.
  • As mãos: Van Gogh valorizava o ato de criar, simbolizando o esforço físico do artista, as mãos de trabalhadores, agricultores e artesãos.
  • Caixa de Pastel de óleo: liga-se diretamente ao seu amor pela expressão artística, dinamismo e cores intensas
  • Água benta Santo Cristo: Van Gogh teve uma relação profunda com a espiritualidade, ainda que não fosse estritamente religioso. Estudou teologia, e era profundamente tocado por temas cristãos, sobretudo o sofrimento humano que ele associava à compaixão de Cristo.
  • Boneco místico de Harry Potter: Representa o imaginário, o mundo interior, algo que também alimentava a arte de Van Gogh.  
  • E por fim, o céu estrelado ao fundo, não é um objeto, mas decidi fazê-lo porque esta é a ligação mais direta com Van Gogh. Remete para a sua obra mais famosa, "A Noite Estrelada", onde ele representa o céu com movimentos fortes e estrelas intensas, Refletindo claramente o estilo expressivo de Van Gogh e também o meu amor por esta obra de arte e pelo artista.


 








Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.