novembro 10, 2025

Natureza Morta Identitária | Nicole Vieira | 12°F

Para este trabalho, escolhi o artista Domingos Rebelo principalmente pelo facto deste ser um artista açoriano – de São Miguel, e assim representar a ilha e o arquipélago. Domingos Rebelo foi um artista que utilizou a tinta a óleo nas suas obras e sempre prezou pelo realismo e naturalismo nas suas representações, mantendo as formas e as cores como elas realmente são; com atenção aos detalhes e às expressões e as suas pinceladas também mostram uma certa expressão por serem firmes e pela mistura as cores a fim de criar diferentes tons. A sua luz também reflete estes aspectos por ser muito própria.
(obras que me inspirei)

Foi pedido que escolhessemos objetos com que nos relacionassemos para assim representar uma natureza morta identitária.
Os objetos que escolhi foram:
• uma câmara digital - que remete à fotografia, algo que estou a estudar mais sobre;
• um livro - remete à leitura, algo que gosto bastante;
• uma concha - remete ao verão e à praia;
• um pequeno ursinho - remete à infância;
• uns óculos vermelhos - que são a minha cor favorita, são relacionados com estilos de música que gosto e ainda usei muito durante as férias.
Por fim ainda adicionei um pano branco que é típico das naturezas mortas e ainda unifica a composição.
Ao todo fiz estas 4 composições como opções para o meu trabalho. Acabei por escolher a 2ª por achar que era onde havia uma melhor relação entre os objetos.

Fases do trabalho:
Adicionei um fundo em tons de azul escuro inspirado no fundo da natureza morta que acima referi e uma espécie de tampo de mesa de madeira, também muito visto nas naturezas mortas em geral.

Dei o título "como eu me vejo", já que os objetos representados são objetos que eu escolhi para estarem ligados a mim e à forma como me vejo. E os títulos das obras de Domingos Rebelo, também costumam ser objetivos em relação ao tema e ao que representam.

Por fim, acredito que o meu trabalho final está relacionado com Domingos Rebelo, principalmente pelo realismo dos objetos e da composição em si e pelas misturas de cores, cores reais e o estilo das "pinceladas", típicos do artista.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.