À procura de formas e de sentidos em manchas, os meus alunos do 12ºano de Desenho A,
com a ajuda dos pequenotes da Educadora Rosa Lima Barreto e dela própria desenvolveram uns circulos coloridos a guache «em movimento». Aprendemos uma técnica nova que nos permitiu abordar o Tachismo livremente.
Os «sóis» foram surgindo... aconteceram mesmo em parceria (um aluno do 12º e um menino do pré escolar).
Mais tarde o Desenho desenvolveu-se sobre estes «circulos cromáticos» e a busca de formas foi mais complexa. A ideia era tirar partido da mancha existente, manipulando-a, sem a destruir ou colocar em causa... criando intenções e relações...
|
Tomás Silva| Susana Câmara |
|
Matilde Silva |Mariana Aguiar |
|
Martim Cordeiro | Madalena Correia |
|
Erica Cabral | Cristina Neto |
|
Mateus Costa | Mariana Fernandes |
|
Paulo Henrique Carreiro | Paulo Henrique Melo |
|
Mariana Branco | Sandra Medeiros |
|
Miguel Lopes | Manuel Morgado |
|
Santiago Carreiro | Ricardo Martins |
|
Marisa Moura | Carolina Medeiros |
|
Nelson Furtado | Neuza Duarte |
|
Milton Cézar | Iuri Arruda |
|
Matilde Tavares | Francisco Vieira |
|
Nuno Sousa | Maria João Monteiro |
|
Hugo Cabral | Sara Parece |
|
Ana Carolina Raposo | Sofia Sousa |
É possível enviar-me como se faz e com que material?
ResponderEliminarBernardete
Materiais:
Eliminar1ªfase:
Secador de vegetais manual (giratório)
Discos de papel (com o diametro do fundo do secador de vegetais)
Guache, tempera ou tinta acrílica
-Coloca-se o circulo de papel no fundo do secador;
-sobre o papel deixa-se cair tinta em quantidade razoável de duas ou três cores;
-tapa-se e faz-se rodar com vivacidade (as tintas misturam-se e criam manchas expressivas e dinâmicas);
-abre-se a tampa e retira-se o circulo e coloca-se a secar;
2ª fase:
grafite
tinta da china, etc.
- desenha-se sobre a mancha obtida, procurando a acentuação de formas e volumes que determinem novos sentidos à composição ou a definição de paisagens abstratas,...
-nesta fase usa-se grafite, tinta da china, esferográfica, etc. de modo a prolongar sentidos sem destruir o caráter expontâneo dos elementos gráficos (exige-se um interpretação do gesto, da linha e da mancha...) ou continuando a expressão obtida
e é tudo, boa sorte!!!