novembro 04, 2014

Processo criativo (ESAQ | EBI dos Arrifes)

À procura de formas e de sentidos em manchas, os meus alunos do 12ºano de Desenho A, com a ajuda dos pequenotes da Educadora Rosa Lima Barreto e dela própria desenvolveram uns circulos coloridos a guache «em movimento». Aprendemos uma técnica nova que nos permitiu abordar o Tachismo livremente.


 Os «sóis» foram surgindo...  aconteceram mesmo em parceria (um aluno do 12º e um menino do pré escolar).
Mais tarde o Desenho desenvolveu-se sobre estes «circulos cromáticos» e a busca de formas foi mais complexa. A ideia era tirar partido da mancha existente, manipulando-a, sem a destruir ou colocar em causa... criando intenções e relações...
Tomás Silva| Susana Câmara
Matilde Silva |Mariana Aguiar
Martim Cordeiro | Madalena Correia
Erica Cabral | Cristina Neto

Mateus Costa | Mariana Fernandes
Paulo Henrique Carreiro | Paulo Henrique Melo

Mariana Branco | Sandra Medeiros

Miguel Lopes | Manuel Morgado
Santiago Carreiro | Ricardo Martins

Marisa Moura | Carolina Medeiros

Nelson Furtado | Neuza Duarte

Milton Cézar | Iuri Arruda

Matilde Tavares | Francisco Vieira

Nuno Sousa | Maria João Monteiro

Hugo Cabral | Sara Parece

Ana Carolina Raposo | Sofia Sousa












2 comentários :

  1. É possível enviar-me como se faz e com que material?
    Bernardete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Materiais:
      1ªfase:
      Secador de vegetais manual (giratório)
      Discos de papel (com o diametro do fundo do secador de vegetais)
      Guache, tempera ou tinta acrílica

      -Coloca-se o circulo de papel no fundo do secador;
      -sobre o papel deixa-se cair tinta em quantidade razoável de duas ou três cores;
      -tapa-se e faz-se rodar com vivacidade (as tintas misturam-se e criam manchas expressivas e dinâmicas);
      -abre-se a tampa e retira-se o circulo e coloca-se a secar;

      2ª fase:
      grafite
      tinta da china, etc.
      - desenha-se sobre a mancha obtida, procurando a acentuação de formas e volumes que determinem novos sentidos à composição ou a definição de paisagens abstratas,...
      -nesta fase usa-se grafite, tinta da china, esferográfica, etc. de modo a prolongar sentidos sem destruir o caráter expontâneo dos elementos gráficos (exige-se um interpretação do gesto, da linha e da mancha...) ou continuando a expressão obtida
      e é tudo, boa sorte!!!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.